domingo, 18 de agosto de 2013

Miyamoto Musashi e os Nove Princípios

Pintura de Miyamoto Musashi
Há muitos anos tive a sorte de estar  na hora certa no lugar certo: Cine Niteroi no bairro japonês da Liberdade em Sampa, assistindo em sessões meio privadas as preciosidades dos filmes do diretor japonês Tomu Ushida sobre o samurai japonês Miyamoto Musashi. Se bem me recordo acho que eram 7 filmes, dos quais 2 se perderam. Uma pena. Vários amigos já procuraram no mundo todo, mas algumas cenas só poderão ser vistas novamente por eleitos que tem acesso privilegiado ao registros akáshicos guardados no data bank de  alguma biblioteca planetária (rsrs) .
Uma cena do filme me tocava na época: era quando o samurai era às vezes surpreendido pelo toque longínquo de uma flauta, o chamado da Consciência para tirá-lo do devaneio ou da identificação com o mundo.
Na época surgiu o livro A Book of Five Rings (Um livro de cinco anéis - ou cinco elementos) sobre essa figura ímpar da tradição japonesa e que foi, como é comum nos tempos que correm, usado pelas grandes corporações capitalistas no que o livro tem de menos nobre. Em vez de focar no caminho interior de busca do Vazio através do contato com a Morte propiciado pela luta, focou na estratégia e técnica de competição. Foi exatamente como fizeram com o clássico A Arte da Guerra de Sun Tse. Enfim é o que merecemos.
Após uma vida inteira como guerreiro e buscador o criador do estilo de luta com 2 espadas era imbatível. Ao atingir a perfeição dispensou as espadas de metal e usava as de madeira. No final de sua vida Miyamoto abandonou a luta e dedicou-se à pintura, poesia e escultura.
Recomendamos a leitura do livro, mas o essencial está nos Nove Princípios do seu Caminho:

1- Não pense desonestamente. 
2- O Caminho está no Treinar. 
3- Tome contato com todas as Artes. 
4- Conheça o Caminho de todas as profissões. 
5- Aprenda a distinguir ganho de perda nos assuntos materiais. 
6- Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão de tudo. 
7- Perceba as coisas que não podem ser vistas. 
8- Preste atenção até ao que parece não ter importância. 
9- Não faça nada que não seja útil

Nenhum comentário:

Postar um comentário