domingo, 28 de novembro de 2010

O corpo, o Ser, a saúde...

O corpo físico é a ponta do iceberg do Ser. 
Parece frase de mestre, né? E é mesmo. O corpo físico, visível, já sozinho é um baita mistério. Que dirá o Ser. Pergunte para os bons médicos qualquer coisa do nosso funcionamento fisiológico e você vai ver: lá está o mistério. E mais, um mistério consistente, coerente, em perfeito equilíbrio. O Ser então nem se fala. Aquilo sim é que é Magia.
A relação entre o corpo físico e os outros corpos que formam o restante do Ser, é um circuito de mão dupla. Envia e recebe influências. A tradição hermética que é matriz da Medicina (na Mitologia Grega, Hermes - ou Mercúrio - é o pai) diz que uma doença só se instala no corpo físico depois que já nasceu e existe nos outros corpos, vinda de outras vidas até, talvez. E geralmente começa no emocional, principalmente as kármicas e velhas feridas do passado. O DNA é só um veículo, segundo os novos cientistas e pesquisadores, já graças a Deus mais integrados com o Espírito. Aliás, ainda bem que esse momento chegou, ninguém mais aguenta médico descrente no Invisível. Nem eles mesmos.
Mas nesse circuito uma das entradas da cura é o físico. Mesmo que uma doença tenha suas raízes em outros corpos não físicos ou outras vidas e possa ser tratada pelos métodos não convencionais, cada um de nós tem obrigação de ter um mínimo de conhecimento do corpo físico e das possíveis prevenções e curas naturais, por nutrição (alimentos, plantas, sais, homeopatia), desintoxicação física, emocional e mental (energia das mãos, acupuntura, cinesiologia, respiração, Qigong). Atualmente os antropólogos e terapeutas estão redescobrindo o que o Xamanismo pratica desde o alvorecer da Humanidade, o resgate da alma da pessoa, "partes" da alma que se perderam devido a traumas na vida (acidentes, agressões, guerras, mortes, abusos) e também do espírito auxiliar, que o cristianismo chama também de anjo da guarda. A Medicina tem que ser integrativa e abrangente, senão estamos condenados a essa coisa tecnológica e especializada que se vê hoje por aí, altamente mercenária por ter se deixado levar pelo business capitalista. Às vezes a cura está à mão, ao lado, e não vemos. Você tem que ser o seu médico, diziam Hipócrates, Paracelso, Hahnemann, Don Juan e outros, com todo o respeito aos médicos de profissão, que por sua vez deveriam ter uma formação holística para melhor entender e tratar a doença. Já foi um avanço a duras penas a aceitação oficial da Homeopatia, Acupuntura, Shiatsu, Do-In, Moxa, mas falta muito para a aceitação do milenar Xamanismo, presente nas tradições do globo inteiro, cuja eficácia já está comprovada há muitas décadas pelos antropólogos e psicoterapeutas menos preconceituosos e classistas.
Outro dia conversava eu num parque com uma amiga que dizia sofrer de cólicas menstruais e, enquanto conversávamos, peguei o remédio que crescia junto com a grama, ali mesmo. Ela achou que eu estava de gozação. Mas tomou e curou a diabólica TPM. Eu sou um curador frustrado. Quando li o livro “A vida Secreta das plantas”, uma pérola rara, falando entre outros de George Washington Carver, negro americano que foi ministro da saúde, tive uma inveja danada. Quando menino ele já agia como um xamã, madrugava a conversar com as plantas na floresta e sabia tudo como um bom índio hierbero. Há outra pérola rara sobre a cura, no livro O Resgate da Alma da grande xamã e psicoterapeuta americana Sandra Ingerman. Um livro tocante e uma delícia de se ler. Mas ainda há tempo para estudarmos essa coisa intrigante e maravilhosa que é a cura, quem sabe?...
A frase Mente sã em corpo são até faz sentido no Budismo, onde Mente tem uma conotação mais ampla que a habitual e abrange quase tudo. Mas eu prefiro a afirmação Corpo são em Ser são. Essa coisa de unidade, integralidade é essencial. Eu não sei o quanto uma coisa ajuda a outra, mas Saúde, Amor e Busca Interior andam de mãos dadas.
O grande Guimarães Rosa no ‘Grande Sertão Veredas’, uma obra de  profunda Alquimia, disse: - Qualquer amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. 
Pois é, e para a gente amar é preciso no mínimo de um pouco de saúde. É um círculo virtuoso, uma espiral para cima...

7 comentários:

  1. Muito impressionante isso de que uma doença só se instala no corpo físico depois que já nasceu e existe nos outros corpos, vinda de outras vidas.

    Acho também que as doenças se propagam porque as pessoas dão atenção a elas, através da televisão e dos contos dos outros, comandos sintáticos: com tal idade vc terá propensão a isso, ou vá fazer exame preventivo para ver se está tudo bem com vc. (isso é péssimo). Pessoas têm medo das doenças e por isso as atrai. Conheci alguém que dizia que o que mais lhe apavorava era o câncer. Dizia isso varias vezes a todos. Adivinhem do que ela morreu !...
    Linda essa imagem do iceberg, parece uma cabeça com cara e tudo cujo topo sai fora da água.

    Um abração Preto e demais companheiros que aconpanham este blog.
    Luara

    ResponderExcluir
  2. adorei!
    da mesma maneira que cada um tem seus venenos, tem seus antídotos. basta procurar...

    ResponderExcluir
  3. Oi Luara
    Don Juan disse a Castaneda: Não tenho uma mente para me dizer que é hora de ser velho. Não honro acordos nos quais não participei. Lembre-se disto: não é apenas um lema para os feiticeiros dizer que eles não honram acordos nos quais não participaram. Ser atormentado pela idade avançada é um de tais acordos.
    É isso aí.

    ResponderExcluir
  4. Oi Morena
    É só procurar mesmo. Mas pouca gente faz isso, porque ninguém assume 100% da responsabilidade de estar neste mundo. A culpa é sempre dos outros...

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo estou muito feliz de poder beber dessa fonte. Andava sedenta dessa água de vida interior.
    Que a Consciência Divina continue jorrando atravéz deste canal.
    Obrigada irmão de 25 anos no mesmo caminho.
    Ly

    ResponderExcluir
  6. Oi Ly
    Bom ler suas palavras...
    Se gostou, passe por favor para os amigos. Assim a corrente aumenta.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  7. É o rio do céu levando a vida

    ResponderExcluir